Um dia de Jazz Soul

CLICK NO LINK DA VIDA
10 de dezembro de 2015
Dinheiro Moeda
10 de dezembro de 2015

Publicado no Jornal Diário da Manhã , coluna especial do dia 13/07/2015

Publicado no Jornal do Tocantins, Tendências e Idéias do dia 17/07/2015

 

Não me lembro bem o dia, mês e ano, mas depois de 41 anos de idade, meu "jazz soul" solicitou uma recordação de 27 anos passados. Então fui buscar junto aos que estavam no dia, as lembranças daquele momento marcante nas nossas vidas. Recordo que foi nos meados de 1988/89. Para a cidade de Goiânia era um ano difícil pelo acidente do CESIO 137 que havia ocorrido, bem como o suicídio do neto de Pedro Ludovico no ano anterior e pelo lado político tinhamos a volta de Daniel Antônio para a gestão da prefeitura depois de ser cassado. Já o Brasil vinha passando por uma crise econômica pela gestão do Sarney e neste mesmo ano um maranhense sequestra um avião Boing 737-300 que iria jogar o avião contra o Palácio do Planalto, entre outros fatos bons e ruins que nos fazem voltar no tempo. Ah!, lembrando que neste tempo a internet ainda era um bebê em gestação.

Vida de adolescente e crianças diferentes do mundo digital de hoje, mas, efim, era uma tarde como outra qualquer em Goiânia com seus lindos jardins, ruas, avenidas e flores que faziam com que minha juventude fosse a melhor de todas, que por ali viviam. Aí vem o dia do Jazz Soul: uma tarde, meu amigo Gustavo Pompeu Guimarães, filho de Amara Rúbia Alves Custódio Guimarães, proprietária do nobre e excelente Restaurante Cliff, convida-me para ir ao restaurante ver um ensaio de um músico de jazz dos EUA, acrdito que ele sabia que eu já gostava de jazz e assim fomos. Lá chegando nada mais nada menos do que Freddy Cole e me lembro que ao recinto, vejo que aquele estilo americano jazzista sentado, afinando o seu piano marrom, pois exigência de contrato ele trouxe dos EUA para seu espetáculo.

Lionel Frederick, " Freddy" Cole, nascido em 15 de outubro de 1931, líder do Freddy Cole Quartet, irmão de músicos como Eddie, Ike e Nat King Cole, começou a tocar piano aos seis anos de idade e continuou sua educação musical no Instituto Rossevelt em Chicago. Mudou-se para Nova York em 1951, onde estudou na Juilliard School os Music, antes de completar um mestrado no New England Conservatory of Music. 

Enfim, o que quero dizer sobre este Artigo, que no dia 10 de julho de 2015, entro em contato com meu amigo Gustavo e pergunto sobre aquele dia tão especial e se ele recorda de alguns detalhes, no que me agradece por fazer com que lembrasse momentos felizes que sua bondosa mãe lhe proporcionou e exatamente nesta data completam-se 3 meses que partiu deste plano de compreensão. Portanto, nobres mortais, acredito que nós dois estávamo em um jazz soul session e um anjo me solicitou para que eu pudesse fazer relembrar este único momento no meu jazz soul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *